terça-feira, 22 de dezembro de 2009


Nem que seja porque é Natal...

É TEMPO DE SORRIR!

[Texto e Fotos: Alexandre Correia]

Não se sorri por decreto. Tem de se ter motivo para isso! Pode ser porque houve um reencontro feliz, como o de uma família que se volta a juntar para pôr termo a uma ausência, ou simplesmente um encontro inesperado que parecia um sonho nunca acreditado entre um jovem e o seu ídolo da televisão. Pode até ser uma asneira, que nos divertiu ao invés de nos deixar zangados, ou até mesmo uma piada, daquelas em que o difícil é não sorrir. Mas também acontece... É verdade que há momentos em que não é fácil sorrir; são aqueles em que não conseguimos deixar de pensar nas coisas más da vida, e há tantas na vida de tanta gente. De toda a gente. Porém, é precisamente nesses momentos que devemos fazer um esforço para sorrir, nem que seja para trazermos à memória as coisas boas que já nos aconteceram; por muito poucas que tenham sido, não haverá ninguém que nunca tenha tido nada de bom na sua vida. Recuperar essas boas recordações é como que sonhar acordado, mas não só nos livramos de pesadelos, como acabamos por sorrir, mesmo quando já pensamos que nada nos fará sorrir...

É uma família feliz. Podem crer que sim, todos estes sorrisos não se esgotaram no momento da pose para a fotografia!...

Alexandre, um conhecido apresentador da televisão angolana, foi descoberto por um fã, que não resistiu a tirar um retrato. Um sorri satisfeito pela sua popularidade, outro por ter dado um abraço ao seu ídolo, que foi devidamente registado para a posteridade.

De tanto enfiar o chapéu pela cabeça abaixo, acabou por rasgar-se. Mas nem por isso o sorriso se perdeu.

A anedota era boa, mas nem todos temos o mesmo sentido de humor...

17 comentários:

  1. E porque é Natal, Bom Natal e Boas Viagens!!

    ResponderEliminar
  2. Texto e fotos nota máxima, o habitual. Excelente! Os sorrisos sao o doce especial para este Natal, obrigado.
    Votos de Boas Festas para si e toda a sua familia.
    Kandandu

    ResponderEliminar
  3. Um grande sorriso natalício que com alguma imaginação se pode transformar num belo postal de natal :)

    Abraços...

    ResponderEliminar
  4. Olá Alexandre,

    E como se vê pelas fotos que os sorrisos destas pessoas é mesmo genuino.Momentos lindos, é o que transmite as fotos,e claro um texto como sempre com uma ternura linda. Concordo em pleno com o Namibiano "excelente". Tem razão quando diz que todos temos problemas...mas, também "tivemos"ou "temos"momentos bons. Claro, que podemos-nos lembrar desses momentos para tentar esquecer os menos bons. E pode crer que agora que aprendi a sonhar, acordada ou a dormir é mesmo bom.Obrigada Alexandre por mais um texto e fotos delicioso mesmo. Desejo tudo de bom para si e para quêm ama.

    Isabel

    ResponderEliminar
  5. Pena não haver mais sorrisos para iluminar o mundo e os nossos corações, como aqueles que aqui encontramos. Afinal, um sorriso é sempre um bom pretexto para aquilo que for, nem que seja para mais uma boa postagem. É com um enorme e sincero sorriso que envio deste lado os meus votos de um Feliz Natal e um próspero Ano Novo, com novas viagens e maravilhosas experiências. E que nós por aqui possamos ir partilhando com o interesse e expectativas habituais. Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Olá Alexandre

    É época de espalhar felicidade e sorrisos. Desejo-lhe com toda a sinceridade um Feliz Natal um bom novo ano e que continue a presentear-nos com as suas palavras de alegria optimismo e frontalidade. Um bem haja por tudo

    Bj
    Linda Ruas

    Ps: Já esquecia! Boa sorte para as suas viagens.Que sejam sempre motivo para óptimos encontros.

    ResponderEliminar
  7. Olá Alexandre,

    Concordo consigo. Sem dúvida que “não se sorri por decreto”. Embora o motivo de um sorriso seja inerente à sua existência, um sorriso é quase sempre espontâneo e sentido. Claro que também se conhecem os “sorrisos forçados ou fingidos”, aqueles que escondem situações mais delicadas ou até complicadas. Mas de verdade que sorrir é bom! Ou melhor, ter motivos para o fazer é mesmo muito bom e devemos valorizá-los devidamente. Eu gosto de sorrir e da palavra “sorrir” por si só, da energia boa que esta emana.

    Aproveito esta oportunidade em que lhe deixo um breve comentário a este seu post tão especial para lhe desejar um bom Natal, com muita Paz e Harmonia.

    Um forte Abraço,
    Silvia

    PS. Fotos encantadoras como sempre! E embora me considere uma pessoa generosa, mesmo fora da época natalícia, prometo tornar-me menos poupadinha com os textos e fotos do meu blog ;)

    ResponderEliminar
  8. Um sorriso pelo sorriso que me ofereceste com estes sorrisos de coração.
    Alguns que conheço e dos quais tenho muita saudade.
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  9. Sorrisos genuinos e bonitos!
    São também contagiantes e gostei muito de o ver a sorrir. :D
    Beijinhos e festas felizes com muita Paz e amor para si e para os seus.
    Beijos, Ana Casanova.

    ResponderEliminar
  10. Olá a todos!

    Como não há regra sem excepção, desta vez vou quebrar a regra de responder individualmente a cada comentário, limitando-me a agradecer a cada um de vós por terem deixado aqui uma mensagem. A Filomena, a quem coube o primeiro comentário deste último texto, não é um nome a que eu esteja habituado a encontrar entre os visitantes deste blog, pelo que lhe não só lhe agradeço a visita e a mensagem, como lhe adianto que sim, o Natal foi bom e a viagem ainda melhor, muito, muitíssimo melhor. Sabe, esta viagem que agora terminei foi realmente tão boa que me lembra aquela frase (de que não gosto nada mas, enfim...) que diz que "Natal é sempre que um homem quiser", porque senti-me a antecipar as festas e o meu presente foi atravessar a Argentina e o Chile, cruzando duas vezes os Andes, por cenários incríveis, quase sempre sem ver ninguém — e por vezes é tão bom não haver ninguém por perto, nem que seja para que ver alguém seja um verdadeiro prazer, como foi nalguns casos desta viagem — e, sobretudo, em paz. Ao Namibiano Ferreira, digo apenas que continuo a falhar com a divulgação da minha lista de cinco blogs preferidos, conforme é meu compromisso, depois de ter aceite o prémio com que distinguiu o meu blog. À Bé agradeço por me ter feito sorrir quando vi a sua selecção de postais de Natal, cheia de humor, de bom humor! À Isabel adianto apenas que lhe trouxe uma bela receita de empanadas, simples e deliciosa, que me foi segredada ao ouvido pela Maria, a "encargada" de um dos restaurantes mais altos do mundo, em San António de los Cobres. Já ao Miguel, espero apenas que as expectativas que diz ter a cada visita deste blog nunca sejam defraudadas e que continue a encontrar motivos para vir aqui e sair a sorrir ou, no mínimo, a pensar no que leu, no que viu. À Linda pergunto se finalmente já conhece África, e acrescento que continuarei a marcar encontro neste blog com "palavras de alegria e frontalidade", como diz que deseja, para além de confirmar que as viagens, reais ou virtuais, são realmente motivo para óptimos encontros, ou não formassemos já uma pequena comunidade tão simpática e que se encontrar regularmente por aqui? Quanto à Silvia, continue a sorrir e, sobretudo, a ser generosa, "mesmo fora da época natalícia"! Para a Madalena, mando um abraço tão forte como aquele que recebi e partilho essas saudades com alguns amigos aqui retratados, que se tornaram figuras destas viagens por Angola. Finalmente, à Ana digo que espero que realmente os meus sorrisos a contagiem e possa vê-la sorrir um pouco, ou um pouco mais. E espero continuar a encontrar-vos aqui por muito, muito tempo. Tenham um bom dia, todos os dias!...

    Alexandre Correia

    ResponderEliminar
  11. Olá Alexandre,

    Ui- fico à espera dessa receita de empanadas que a Maria lhe segredou:)...Só pode ser fantástica, como outras receitas que o Alexandre me passou.Um muito obrigada

    Beijo

    Isabel

    ResponderEliminar
  12. Olá Alex

    Só hoje consegui chegar aqui, espero que o teu Natal tenha decorrido com muita Paz e Amor, apesar de tudo...

    Falar de sorrisos como tu falas, faz-me recordar um "hino" ao sorriso que é muito conhecido, mas nunca é demais recordar...

    "Sorri,
    Sorri sempre, ainda que o teu sorriso seja triste, porque mais triste que um sorriso triste é a tristeza de não saber sorrir."

    E agora aproveito para te desejar do coração um 2010 super fantástico com todos os teus sonhos realizados. Deus te abençoe.

    Beijos
    Lena

    ResponderEliminar
  13. :) ADOREI Alexandre!

    Um 2010 Maravilhoso para si, para a formiguinha e para a vice-presidente ;)

    Beijos,
    Susana L.

    ResponderEliminar
  14. Olá Lena,

    Não conhecia esse hino ao sorriso mas, realmente, nunca é demais aprendê-lo. Gostei mesmo, porque eu bem sei que não há maior tristeza do que não saber sorrir. Ou será do que não ter motivos para sorrir? Talvez as duas estejam certas...

    Grande beijo,

    Alexandre

    ResponderEliminar
  15. Olá Susana,

    Vejo pelo sorriso que sim, que gostou. Pois saiba que eu também gostei que tivesse gostado. E vou dizer à formiginha e à vice-presidente (que anda toda empenhada em fazer de facto alguma coisa) que a Tia lhes manda beijos!

    Alexandre

    ResponderEliminar
  16. Grande Alexandre, as fotos e os textos são muito especiais, nota-se que são feitos com amor. Obrigado também pelos lindos comentários e colocações em meu blog, é sempre um prazer recebe-los, abraço do amigo Pons.

    ResponderEliminar
  17. Olá Alexandre,

    Não tem que agradecer e o prazer das visitas é recíproco. Como continuo na expectativa de visitar Moçambique, vou-me aproveitando das suas histórias para ir ficando a conhecer desde já algumas coisas.

    Abraço,

    Alexandre Correia

    PS - E quando aí for, será um prazer beber uma Laurentina bem gelainha consigo naquele mercado onde o levaram no dia em que chegou a Maputo!

    ResponderEliminar