quinta-feira, 31 de dezembro de 2009


O próximo é que vai ser...

ATÉ PARA O ANO!

[Texto e Fotos: Alexandre Correia]

Despedirmo-nos com um "até para o ano!" não tem, necessariamente, de ser um sinal de distanciamento. Sobretudo quando o dizemos três horas de virar a última folha do calendário. Para a esmagadora maioria das pessoas, é o momento do ano. É o momento mais esperado do ano. Amanhã é que vai ser! Tudo vai mudar! — tentam convencer-se, quase sempre sem convicção nenhuma. Hoje, quando me despedia dos almoços de 2009 com um esplêndido Cozido à Portuguesa — por incrível, é a maior e melhor sucedida das especialidades de um restaurante angolano que há na rua do meu escritório, secundado por uma feijoada...à brasileira — na dança por entre as travessas do bufete, não consegui deixar de escutar o comentário de uma senhora à sua amiga, bem elucidativo da fé que quase todos temos no futuro: "O que me vale é que este ano está mesmo a terminar" — dizia ela, prosseguindo — "Amanhã começo uma dieta. Estou com os níveis de colestrol altíssimos e tenho de perder cinco quilos. Esta semana é a segunda vez que venho aqui ao Cozido...". Eu só fui uma e não faço dieta nenhuma, mas sei tão bem como ela que enquanto as dietas só começarem amanhã, nunca perderá esses cinco quilos, porque amanhã será sempre isso mesmo: amanhã. Com os anos, não é bem amanhã. É para o ano. Temos um pouco mais de tempo, mais margem de manobra. Podemos vir mais umas vezes ao Cozido e até repetir o prato, carregá-lo com aqueles enchidos tão saborosos quanto venenosos, porque para o ano acabou-se, vamos fazer dieta. Ou vamos trabalhar mais, vamos deixar de mentir — abrindo apenas uma honorável excepção para as situações misericordiosas, porque não há regra sem excepção — vamos deixar de fumar, vamos tornar-nos tão puros como os três pastorinhos de Fátima, que até tinham um cão, um caniche vagabundo, que só há pouco tempo se descobriu que era o célebre e tão enigmático quarto segredo de Fátima. Vamos isso tudo... para o ano. E como tudo isso só vamos fazer para o ano, podemos até aproveitar para adiantar mais algumas promessas, porque não custa nada dizer que para o ano é que vair ser! Programamos para o ano aquela mudança em que tanto pensamos, mas não temos coragem de fazer, prometemos mudar de vida, para o ano. E o sucesso? Para o ano é que vai ser, porque este não valeu nada — desculpamo-nos com tanta frequência. É um alívio saber que haverá sempre um "para o ano". Porque até lá, vale tudo e mais alguma coisa. E nenhuma coisa vale alguma coisa, porque a sério, vai ser para o ano! Mas, claro, todos sabemos que se quisermos realmente fazer dieta, mudar a nossa vida, parar de fumar, acabar de estudar, arranjar outro emprego, não interessa o quê, não podemos esperar até para o ano. Temos de decidir agora. Não para o ano. Mesmo que só faltem três horas para isso acontecer! Mas para isso, temos também de ter coragem e força, muita força. É mais fácil dizer que temos medo, que não temos força. Bem mais fácil...

28 comentários:

  1. Olá Alexandre,

    Pois, é engraçado sem ter graça nenhuma mas identifico-me com esssas pessoas...que dizem que para o ano vai mudar. Sabe Alexandre ontem falava com um amigo e disse-lhe que para 2010 vamos mudar.(Eu e mais alguém)e pode crer que é verdade.Mas, tirando isso pode crer que o Alexandre tem toda a razão!(Porquê deixar para amanhã? Se nem sabemos se estamos cá.Devemos (ou deviamos) sim viver o dia de hoje e mudar o que tiver que mudar, pois, deve ser (é)um aborrecimento viver uma vida de faz de conta. E tem toda a razão quando diz que é mais facil dizer que temos medo...Mas, sabe uma máxima que a
    já a minha avó dizia e que eu concordo em pleno "quem está dentro do convento é que sabe o que lá vai dentro". Bem só tenho que lhe dar os parabéns por um texto "muito" verdadeiro...

    Beijos

    Isabel

    P.S. Desejo-lhe um 2010 cheio de saúde e com muitas vitórias a todos os níveis. E já agora muitas viagens para nós leitores do seu delicioso blog (viajar-mos com o Alexandre) nas suas histórias de um humanismo brutal...

    ResponderEliminar
  2. Pois é, Alex, todos nos revemos neste teu "até para o ano" e no íntimo todos sabemos que é assim e que assim vai continuar a ser ou talvez não.
    Bem diz o ditado popular: "Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje". Mas será que podemos e queremos, MESMO? Ou continuamos, entre os amanhãs que são os hoje de hoje a desejar o, não digo impossível, mas o muito, muito difícil? Porque mudar seja o que for na nossa vida retira-nos da nossa área de conforto e tememos o desconhecido, o sentir carência daquilo a que estamos habituados. Porque somos um animal de hábitos.
    Mas depois, há tantos que o conseguem, tantos exemplos de força de vontade, de coragem, de despojamento...como se o hábito desse despojar dos maus hábitos se tornasse também ele num hábito, desta vez, positivo.
    O pior é mesmo só o arranque, o criar o hábito e a motivação associada a essa mudança.
    Porque eu posso dizer, como digo, que a dieta, comigo, começa sempre amanhã...mas não devo permitir a mim própria desejar-me e a todos os que estimo, paz - de facto e de espírito - mantendo-me alheada das acções que podem contribir para essa paz, adiando a vontade todos os dias para amanhã. Não posso desejar que o mundo mude se eu não consigo acabar com as causas do nosso mal-estar e inquietude local e global, onde a miséria de todo o género - material e espiritual - ocupa o primeiro lugar do ranking.
    No meio desta nossa obesidade social e ócio mental, temos de forçar a vontade do corpo e do espírito para agir,porque a motivação é tão grande quanto próxima de cada um de nós, à sua maneira:Paz, em todas as suas dimensões.
    E, assim que começarmos com esse novo hábito da acção, da intervenção, da liberdade de escolher o caminho, os nossos desejos sempre adiados podem vir a ser, de alguma forma, realizados.
    Grão, a grão, acção a acção. E a dieta até passa a ser-nos tão indispensável que deixa de ser dieta, passa a novo hábito consolidado, porque nos torna saudáveis e ágeis, satisfazendo-nos muito mais, no corpo e na alma, que os excessos e desperdício que depois de cometidos temos de combater, para reencontrar o equilíbrio perdido.
    Mas humanos, demasiado humanos, continuamos a tentar, no meio destes dilemas e problemas de consciência a ser, apesar de tudo, Humanos.
    Façamos do TEMPO uma OPORTUNIDADE.
    Para tudo o que de bom desejamos para nós, os que nos rodeiam e estimamos e para o mundo que nos ampara.
    É PROIBIDO DESISTIR DE QUERER!
    E a propósito, não percamos a oportunidade, já que falamos de dietas e agora dando um tom mais leve a este comentário já longo, de nos juntarmos em Janeiro num almoço ou jantar. Para rir e recordar momentos felizes tão irrepetíveis quanto possíveis.
    Beijinho e mais uma vez, tudo de bom para ti, meu amigo, e votos de continuação de grande sucesso nestas tuas crónicas de viagem e, particularmente, de vida.
    Madalena

    ResponderEliminar
  3. E afinal o amanhã já é hoje, e amanhã continua o ano com tudo igual, boas noticias, más noticias, faz-se dieta não se faz dieta, enfim a vida normal com todas as anormalidades que muitas vezes nos constrangem e entristecem, mas que fazem parte da vida...

    "É mais fácil dizer que temos medo, que não temos força", é verdade, mas o caminho fácil é aquele que nos leva a lugar nenhum, assim, que este ano haja força para vencer os medos, e é só querer com convicção, porque esta é a força motriz para o sucesso.

    Que o teu 2010 seja um sucesso, porque depois...o 2011 é só dar continuidade.

    Feliz ano também para todos os teus amigos e seguidores do blog.

    Jinhos Lena

    ResponderEliminar
  4. Olá Isabel,

    Também me é familiar essa frase — "quem está no Convento é que sabe o que lá vai dentro" — e entendo muito bem o que significa. Como não há duas pessoas iguais, cada um sabe da sua vida e da sua realidade. Mas qualquer um de nós, de certeza, pensa, ou normalmente pensa assim: amanhã, para a semana, para o ano que vem é que vai ser. Raramente pensamos com a determinação e a força de agirmos no momento presente. Por tantos motivos, cada qual terá os seus... Seja como fôr, pense nas suas próprias palavras: "Porquê deixar para amanhã, se nem sabemos que vamos estar cá?". Acredite: os cemitérios não só estão cheios de gente que era saudável, como de gente que adiou as decisões das suas vidas até a morte as surpreender, antes de terem tido coragem de fazerem o que sentiam que deviam fazer.

    Beijo,

    Alexandre Correia

    ResponderEliminar
  5. Olá Madalena,

    Detesto promessas, porque passamos a vida a prometer coisas que depois acabamos por não cumprir e muitas das vezes, a boa vontade que pretendemos manifestar em determinadas posições — que levam a promessas — vira-se contra nós. Mas assumo aqui que vamos sim marcar esse grande encontro para pôr a conversa em dia, sentados à mesa, a uma boa mesa! Não vai ficar para o ano que vem. Vai ser quanto antes!
    E deixo também aqui os parabéns por este comentário, que reforça o conteúdo do meu texto e estimula ainda mais a reflexão sobre o tema. Eu diria que as causas do adiar de decisões passam muito pela falta de coragem, de empenho, mas para combatermos esse comodismo tão generalizado é preciso, antes de mais, vencer a indiferença, que é um comportamento muito enraízado na nossa sociedade.

    Beijo,

    Alexandre

    ResponderEliminar
  6. Olá Lena,

    Definitivamente, a Lena é a minha sogra preferida! Oxalá que sim, que 2010 nos traga muito sucesso, para que fiquemos contentes em desejar não mais do que uma continuidade para 2011. E que tedos nós tenhamos força para superar os medos que nos espantam, e convicção para avançarmos pelos caminhos que achamos devemos trilhar!

    Beijo,

    Alexandre

    ResponderEliminar
  7. Alexandre,

    Ui- já fui mais uma vez para o cemitério(sorrisos)e com esta já lá vão 4 vezes...mas, não se esqueça que eu quero ser cremada,ok? Estou a brincar, mas, compreendi muito bem o que quiz dizer.Mas sabe entrei o 2010 a me supreender. Por isso eu tenho a certeza que vou supreeder os demais. Depois digo,ok? Mas Alexandre , sabe a vida não é só preto e branco...infelizmente há o intermédio o (cinzento)e aí é que as coisas se complicam...mas este tema tinha muito para se desenvolver.

    beijo

    Isabel

    ResponderEliminar
  8. "É p'ra amanha
    Bem podias fazer hoje
    Porque amanha sei que voltas a adiar
    E tu bem sabes como o tempo foge
    Mas nada fazes para o agarrar..."

    Abraços...

    ResponderEliminar
  9. Alexandre, Bom Ano.
    Como sempre, quando te leio já os seguidores mais assiduos te comentaram com textos tão bonitos e bem escritos, que eu me sinto sem palavras para tb. dizer-te o quanto gosto da forma como nos dizes o que sentes nos diversos momentos que partilhas connosco. Obrigada e continua pois é sempre um prazer vir aqui.
    Que o novo ano te traga muitas e belas aventuras para nos contares.
    Assunção(São - talvez a tia-preferida...)
    PS. por falar em deixar para amanhã: fez ontem, dia 1, um mês que deixei de fumar e até agora continuo firme! Isto depois de várias vezes dizer: amanhã paro...
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Pois é meu amigo,
    Quem quer boas sogras...

    E depois vem logo a "outra" aqui acima a candidatar-se a tia... ahahahah

    Beijinhos meu queridso
    Lena

    ResponderEliminar
  11. Olá Bé,

    Vai achar que é conversa, mas acredite que momentos depois de ter escrito este texto, quando ia no carro a caminho de casa tocou na estação de rádio M80 essa canção admirável do António Variações e, claro, não pude deixar de lembrar-me da incrível coincidência. Aliás, isso só prova que este texto fala de banalidades, muito verdadeiras, mas banalidades...

    Beijo,

    Alexandre

    ResponderEliminar
  12. Isabel,

    Quando eu era miúdo só havia televisão a preto e branco em Portugal. Lembro-me que o país parou no dia em que foi feita a primeira emissão experimental de TV a cores. Nesse dia, fui um privilegiado, porque consegui um lugar num café de um ex-emigrante, que tinha trazido de França um "raríssimo" televisor a cores; a maioria dos outros portugueses contentaram-se em espreitar essa emissão com o nariz encostados às montras das lojas de electrodomésticos. Era o tempo das Goldstar, uma marca foleira da Coreia do Sul que nessa altura não valia nada, mas que depois de se transformar em LG (que quer dizer Life is Good...), passou a ser respeitada como uma marca conceituada. Tudo isto para lhe dizer que hoje pode ver a cinzento, mas é só uma questão de tempo e de querer para poder ver a cores.

    Beijo,

    Alexandre

    ResponderEliminar
  13. Queridas São e Lena,

    Nunca tinha pensado numa tia preferida, mas concordo. Tomara eu que as minhas tias — considerando a família de sangue — fossem como a São! Sabe, eu acho que sou assim também um tio muito porreiro para os meus sobrinhos e tive com quem aprender. Obrigado! Quanto à Lena, também agradeço esta longa amizade de tantos e tantos anos. Tenho a certeza que isso me ensinou a tornar-me um sogro porreiro, no dia em que as minhas filhas escolherem companhia. Mas isso, ainda está longe. Ainda vão ter de crescer um bocado, as miúdas...

    Beijos e, claro, que 2010 seja fantástico para todos nós!

    Alexandre

    PS - São, eu deixei de fumar há quase quatro anos (completam-se a 17 de Janeiro, que foi quando fui passar uma longas "férias" ao hospital). Há uns dias, acendi um cigarro a uma amiga e, felizmente, soube-me tão mal que nem quis continuar!

    ResponderEliminar
  14. Amigo Alex

    Votos de um óptimo 2010, cheio de saúde, paz e alegria e claro aventuras todo o terreno.
    Por estes lados, a missão está a chegar ao fim e se tudo correr como previsto entregamos o comando da NATO á Marinha Dinamarquesa em Muscat - Omã e lá para finais de Janeiro chegamos a Portugal.
    Quanto ao Cozido à Portuguesa, que tal e para efeitos de planeamento, dia 10 de Fevereiro, em Alfama na Rua das Escolas Gerais, no Clube de Sargentos da Armada?

    Abraço directamente do Golfo de Áden

    Francisco Gavancho
    www.missaonato09.blogspot.com

    ResponderEliminar
  15. Caro Francisco,

    Neste caso, podemos dizer com toda a legitimidade que se trata de uma combinação feita "para o ano que vem". E como já lá chegámos, porque não agendar desde já esse famoso Cozido à Portuguesa? Fica assim combinado para 10 de Fevereiro! E até lá, vamos continuando a navegar, por aqui, na internet, e por aí, no Golfo de Áden.

    Grande abraço para toda a tripulação!

    Alexandre Correia

    PS - O sucesso dos raptos no mar ao largo da Somália já se tornaram num exemplo para enriquecer rapidamente em África. Infelizmente, o tratamento muito humano que tem sido dispensado aos piratas que são capturados faz acreditar que o crime compensa...

    ResponderEliminar
  16. Olá Alexandre,
    também tenho a convicção que quem diz que "amanhã é que começa algo", está apenas a inventar uma desculpa para o que não tem coragem ou vontade de iniciar ou modificar. Se é para mudar é agora e não amanhã!Sei bem no entanto o que é o medo, a perda de forças só que tento não me deixar dominar por elas. Acho que como quase toda a gente e porque a esperança é a última que morre, a vida vai mudar porque é necessário e tenho que fazer por isso. Parar é que não dá não é?
    Por isso passo para lhe desejar um Bom Ano de 2010 sempre na nossa companhia porque adoramos vir aqui!
    Beijinhos

    Ana Casanova

    ResponderEliminar
  17. Olá Alexandre

    Votos de um bom ano. Concordo com aquilo que diz. Às vezes deixamos tão para amanhã o que temos de fazer que perdemos as oportunidades. A demasiada reflexão sobre o que devemos realmente fazer não é, de todo, benéfica. Às vezes também me falta a força e vem o medo, inimigo da realização. Nem sempre se é perfeito...Continuarei a visitá-lo, sempre em busca da força para a vida e para a viver com "força". Mais uma vez um bom ano e bons sucessos para a sua vida.

    Beijo
    Linda

    ResponderEliminar
  18. Pois eu não costumo fazer promessas, até porque não consigo ver-me sem cigarros e sem cozido à portuguesa. O ano acabou e outro começou e eu só quero guardar o que tenho e continuar à procura de mais! Acho que deve ser assim com toda a gente (mais ou menos)Continuação de bons anos!!

    ResponderEliminar
  19. Olá Filomena,

    Como já percebeu, eu há uns anos dispensei os cigarros. Decidi que era de vez e não tive nenhuma recaída. Fumei durante uns 25 anos, pois começei adolescente e parei com 41. Continuo com o Cozido à Portuguesa, apostando mais nas couves do que nos enchidos, que são um veneno, saboroso, mas um veneno. Quanto ao resto, acredite que todos os dias procuro guardar o que vale a pena guardar e nunca deixei de continuar a seguir o que sinto que vale a pena. Como diz, deve ser mais ou menos assim com toda a gente.

    Beijo,

    Alexandre

    PS - Sem fundamentalismo, concordo que devemos ter o direito a desfrutar dos nossos prazeres.

    ResponderEliminar
  20. Olá Linda,

    É vulgar usarmos expressões como "há que deixar amadurecer as coisas". Essa é uma desculpa óptima para contornar os "para o ano que vem é que...". Mas há muito anos que percebi que embora seja verdade que em muitas situações temos de deixar amadurecer as coisas, o mais importante é sabermos qual é o ponto de maturação. Infelizmente, muitas das vezes apercebo-me que deixamos amadurecer tanto que as coisas acabam por apodrecer. Portanto, concordo plenamente consigo quando afirma que o excesso de reflexão pode não ser benéfico. Quanto ao medo, acredite que se aprende a vencê-lo. E é mais fácil do que parece...

    Beijo,

    Alexandre

    ResponderEliminar
  21. Olá Ana,

    Falou que sabe bem o que é o medo. Acho que todos nós sabemos isso desde pequeninos. E dizermos que não temos medo de nada é, claro, uma força de expressão, pois mesmo os mais corajosos, se forem honestos, não negam que há tantas ocasiões que desertam medo. Eu não tenho medo do escuro, sobretudo do escuro num ambiente desconhecido (como já me aconteceu em pleno deserto do Sahara, ou no cimo dos Andes...), mas estou farto de encontrar corajosos que assim que anoitece começam a sentir-se outra vez pequeninos. O perigo do medo é que é um sentimento embebido em Red Bull, pois normalmente dá asas à imaginação e as pessoas fazem as maiores asneiras quando são dominadas pelo medo. Por isso, faz muito bem em lutar para não se deixcar dominar pelo medo, seja em que circunstância. Eu esforço-me por isso. Nem sempre consigo deixar de sentir medo, mas acho que já aprendi a não exteriorizá-lo. E isso já me salvou a pele inúmeras vezes...

    Beijo,

    Alexandre

    ResponderEliminar
  22. E para não adiar mais, Alexandre, MIL PARABÉNS e muito OBRIGADA por teres nascido, amigo.
    Tudo de bom para ti. Hoje e sempre.
    Beijo

    ResponderEliminar
  23. Depois de muito reflectir sobre o que disseste e o que foi dito aqui, vou deixar o meu comentário para o ano que vem...

    ... assim tenho um ano inteiro para pensar!

    Vemo-nos no Cozido, está combinado!

    ResponderEliminar
  24. Caro Caniche,

    Mais vale pensar com calma. O problema é quando os pensamentos são mais do que muitos; nesses casos, nem um ano chega. E já agora, esclarece-me o teu parentesco com os pastorinhos de Fátima...

    Abraço,

    Alexandre

    PS - Quando digo abraço, conta mas é com umas festas no lombo. E conta também com o Cozido à Portuguesa. Prometo que de passo todos os pedaços de entrecosto, sem os roer primeiro!...

    ResponderEliminar
  25. Sr. Correia,

    Este seu discurso cheira-me a bafio de sacrista, não lia coisa mais muralista á bué de anos. Até um pouco reacionário. E está-se sempre a rir nos retratos, anda a caçoar aqui com os negro, é!

    ResponderEliminar
  26. Laura,

    Por falar em mural, já reparou que renovaram algumas das pinturas murais que preenchem todo o muro das traseiras do antigo hospital militar, ali nas Amoreiras, em Lisboa? Passe por lá, que vale a pena. É um festival de cores, não pense que é tudo tão negro como, provavelmente, muitos momentos da sua vida...

    Respeitosamente, mando-lhe um beijo,

    Alexandre Correia

    PS - E saiba que o bafio me ataca logo os ossos, depois do frio que apanhei na tropa, já lá vão tantos anos. Acredite, não devia confiar no seu nariz!

    ResponderEliminar
  27. Caro Alex

    Está confirmado, quarta-feira dia 10 de Fevereiro, no Clube de Sargentos da Armada, na Rua das Escolas Gerais em Lisboa pelas 1230 horas, o tão esperado e espero delicioso Cozido à Portuguesa.
    Ponto de encontro 1215 horas no clube.

    O meu contacto 966726685

    Abraço e até quarta
    Francisco Gavancho

    ResponderEliminar