sexta-feira, 23 de setembro de 2011


[Grande Reportagem na revista Ronda Ibéria]
FALAR DE LUANDA A MAIS
DE DOIS MILHÕES DE LEITORES


A partir do final de Outubro, Luanda passará a ser servida por mais uma companhia aérea europeia: a espanhola Ibéria começa a operar voos entre Madrid e a capital angolana a 28 de Outubro, com duas ligações semanais, à sexta e à segunda feiras.
Como é tradição desta companhia, a quinta maior da Europa em número de passageiros, a abertura de cada nova rota é antecedida por uma ampla reportagem na sua revista de bordo.
E neste caso, as sucessivas reportagens sobre Angola que a revista Todo Terreno publicou ao longo dos últimos anos, relatando quatro das cinco edições do Raid T.T. Kwanza Sul — visitando todas as províncias, salvo duas —, não passaram despercebidas aos editores da revista Ronda Ibéria. No momento de decidir quem faria a reportagem sobre Luanda, antes do voo inaugural desta rota, a Ibéria reconheceu que o nome mais indicado era... Alexandre Correia. Esta escolha privilegiou os textos e o rico arquivo fotográfico sobre Angola que também têm sido partilhados neste blog, que conta com um apreciável número de leitores atentos, participativos — a avaliar pela quantidade de comentários... — e muito fiéis. Esta reportagem, escrita originalmente em espanhol e traduzida para inglês, já foi publicada na edição de Setembro da Ronda Ibéria. Ao todo são 11 páginas, incluindo um guia prático, com diversas recomendações úteis para quem viaja até Luanda. Com uma audiência assegurada de pelo menos mais de dois milhões de passageiros, considerando o número médio mensal de passageiros que a companhia espanhola tem vindo a registar este ano, esta reportagem ultrapassa por mais de cem vezes o número de leitores contabilizados em "asviagensdealex". Porém, enquanto que os primeiros serão sempre, provavelmente, dois milhões de ilustres desconhecidos, os leitores deste blog tornaram-se como que membros de uma família. E as coisas boas que nos acontecem na vida nunca escondemos à família. Portanto, espero que apreciem tanto como eu!






22 comentários:

  1. Os espanhois nao sao parvos e sabem escolher muito bem... Posso tomar a liberdade e levar a postagem para a minha Ondjira? Fazendo, como é óbvio, as referidas referencias autorais.
    Um grande abraco
    Namibiano

    ResponderEliminar
  2. Não havia ninguém melhor do que você para esse mister! Isso é certeza. Quase conheço Luanda, só de ouvi-lo falar e só de ler suas aventuras nos raids que participou e tão brilhantemente nos contou. Parabéns e um beijo!

    ResponderEliminar
  3. Bom dia Alexandre! Trabalho na Getty Images e gostava de entrar em contacto consigo. Será que me pode dar o seu contacto ou caso prefira entrar o Alexandre em contacto comigo? 913489338 ou sofia.cardador@gettyimages.com muito obrigado

    ResponderEliminar
  4. Caro Namibiano!

    Que prazer retomar o contato! Obrigado pelo elogio. Na verdade, fiquei mesmo contente por esta escolha ter refletido precisamente o valor do trabalho que desenvolvo. Quanto a passar a mensagem no Ondjira, claro que sim!

    Grande abraço,

    Alexandre

    ResponderEliminar
  5. Olá Marina,

    Bela reportagem, não é? E gostei de saber que já sente que conhece Luanda só por seguir estas reportagens. Na verdade, há imensos lugares onde quando cheguei pela primeira vez tudo me parecia muito familiar, porque tinha visto tantas reportagens, filmes, documentários, que ao espreitar da janela do avião vi que era igualzinho, sem surpresa. Nova Iorque então foi impressionante, neste aspeto. Mas Luanda, acredite que tem de respirar o ambiente. África é única...

    Beijo,

    Alexandre

    ResponderEliminar
  6. Excelente texto! Continuarei passeando através das palavras, fotografias, desse espaço de informação,
    aprendizado e também de distração.
    Sja abençoado!

    ResponderEliminar
  7. Tânia,

    Continue pois viajando por aqui, que eu procurarei proporcionar tantos "passeios" quanto puder!

    Beijo,

    Alexandre

    ResponderEliminar
  8. Agradeço pelo comentário, desejando que continues escrevendo e proporcionando mais agradáveis "passeios".

    Um beijo no coraçao!

    ResponderEliminar
  9. Alexandre, obrigado pela permissao. Ja esta na Ondjira Sul http://poesiangolana.blogspot.com/2011/10/luanda-na-revista-da-iberia.html
    kandandu

    ResponderEliminar
  10. Caro Namibiano,

    Obrigado pela informacäo. Abraco!

    Alexandre

    ResponderEliminar
  11. Parabéns pelo reconhecimento. Você é realmente um grande conhecedor de Angola e esse convite apenas consolidou um fato que já é notório a todos os que seguem os teus passos. És um apaixonado e deixas transparecer isso em teus textos. Lindo!
    bjs, Gui
    www.viagensdagui.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Chequei ao blog porque uma amiga mo indicou. Em boa hora isso aconteceu pois estou a adorar ler os textos e ver as fotos fantásticas sobra a minha terra ( Angola ).
    Parabéns por este maravilhoso blog-
    kandandu

    ResponderEliminar
  13. Olá Gui,

    Faz tanto tempo que nos nos encontramos por aqui que só por este reencontro já fico muito contente. E agradeço os comentários, muito simpáticos. Espero que um dia, não muito distante, possa também conhecer esse Moçambique por onde você anda...

    Beijo,

    Alexandre

    ResponderEliminar
  14. Maria Clara,

    O mais que eu posso dizer e que tem uma boa amiga! Porque se lhe passou este contacto e se apreciou tudo o que por aqui encontrou, foi um bom presente. Obrigado pelo seu comentario. Maravilhoso e ter leitores assim!

    Beijo,

    Alexandre Correia

    ResponderEliminar
  15. Vê se manda notícias. Mande um e-mail para contar-me como está. Abraços

    ResponderEliminar
  16. Ola, este recado vai para o dono desse site, meu nome é Cristiano Rossetti e eu tenho um Blog de turismo, gostaria de fazer uma parceria com seu blog, se aceitar é só colocar o link de meu blog em seu blog que eu farei o mesmo. meu blog:
    http://precoslojaseprodutos.blogspot.com

    ResponderEliminar
  17. Não conseguiria escrever uma mensagem para cada um, mas querendo que receba meu carinho e gratidão por mais esse ano de amizade e convivência deixo aqui meus desejos


    Quisera
    neste Natal
    armar uma
    árvore dentro do
    meu coração e nela
    pendurar, em vez de
    presentes, os nomes de
    todos os meus
    amigos. Os amigos de longe e
    os de perto. Os antigos e os mais
    recentes. Os que vejo a cada dia e os
    que raramente encontro. Os sempre lembrados
    e os que as vezes
    ficam esquecidos. Os
    constantes e os intermitentes.
    Os das horas difíceis e os das horas
    alegres. Os que sem querer magoei ou,
    sem querer me magoaram. Aqueles a quem
    conheço profundamente e aqueles que me são
    conhecidos apenas pelas aparências. Os que pouco
    me devem e aqueles
    a quem muito devo. Meus
    amigos humildes e meus amigos
    importantes. Os nomes de todos os
    que já passaram pela minha vida. Uma
    árvore de raízes muito profundas, para que
    seus nomes nunca mais sejam arrancados do
    meu coração. De ramos muito extensos, para que
    novos nomes, vindos de todas as partes, venham juntar-se
    aos existentes. De sombra
    muito agradável, para que nossa
    amizade seja um momento de repouso,
    nas lutas da vida. Que o natal esteja vivo em cada dia
    do ano novo que se inicia, para que as luzes e cores da vida
    estejam presentes em toda a nossa existência e concretizem, com
    a ajuda de Deus, todos os nossos desejos. Feliz Natal!
    Feliz Natal!
    Feliz Natal!
    Feliz Natal! Feliz Natal!


    QUE A HARMONIA, O SENTIMENTO DE SOLIDARIEDADE E COMPAIXAO, O RESPEITO E AS ALEGRIAS DESSA ÉPOCA DO ANO SE SOLIDIFIQUEM NO MAIS PURO AMOR, ENCHENDO DE LUZ TODOS OS CORAÇOES...
    E QUE ESSA LUZ ALCANCE TUDO E TODOS... MUITA PAZ!
    Com amor
    Regina

    ResponderEliminar
  18. Desejo a ti, um 2012 ainda mais surpreendente!
    Byins no teu coração,amado.

    ResponderEliminar
  19. Olá Regina,

    Muito obrigado pela sua mensagem de Natal! Tenho estado frequentemente em viagem e sobra-me pouco tempo para visitar os blogs. Inclusive o meu. Desculpe não ter reparado mais cedo, nem ter respondido antes, mas espero que veja que eu gostei muito. E que lhe desejo um ano 2012 muito bom, a fazer o que você mais gosta!
    Beijo,
    Alexandre

    ResponderEliminar
  20. Tânia,

    Obrigado pelas suas palavras. Como eu adoro surpresas, espero bem que os seus desejos se confirmem e que eu tenha um 2012 ainda mais surpreendente! E desejo que a Tânia tenha também um excelente ano.
    Beijo,
    Alexandre

    ResponderEliminar
  21. Passei aqui para desejar um ótimo 2012. Que Deus abençõe você e sua família todos os dias. Abraços criativos de Joinville - Santa Catarina. MIl beijos

    ResponderEliminar
  22. Ola Alex. Muito interessante o seu blogue! Recomendo o website www.hotelemluanda.com a qualquer pessoa que queira viajar a Luanda

    ResponderEliminar