quarta-feira, 24 de junho de 2009


A estrada para M'Banza Congo
RECTAS INTERMINÁVEIS

E MONTES ENCANTADOS

[Texto e Fotos: Alexandre Correia]
Há sítios onde chegar é uma recompensa. Outros, o prémio é sobretudo o caminho até lá chegarmos. A estrada para M'Banza Congo, subindo em direcção ao norte de Angola desde o entroncamento da Casa da Telha, é mais o segundo do que o primeiro caso. À excepção de alguns troços onde os vestígios da antiga estrada de alcatrão ainda se fazem sentir dolorosamente nas suspensões dos veículos e nos ossos de quem lá vai dentro, o percurso é rolante, por uma estrada de terra com rectas intermináveis através dos planaltos, rodeada de paisagens que nos fazem esquecer o tempo que a viagem demora. Por vezes, as imagens que admiramos confundem-nos, despertando a imaginação para figuras que só são visíveis "naquele momento", criando ilusões que se desfazem uns metros mais adiante. Esta foi uma das estradas que o percurso do 4º Raid T.T. Kwanza Sul percorreu por duas vezes, ora num sentido, ora no outro, mas sempre com a mesma luz suave da tarde.

A caminho de M'Banza Congo. Os montes que parecem uma mulher deitada

Quinze minutos de fama. Daniel Vika (o quarto a contar da direita), fotógrafo com alma de poeta, regressou a casa liderando a caravana e vestiu a aldeia toda com t-shirts do Raid T.T. Kwanza Sul


M'Banza Congo. A entrada na capital da província do Zaire

M'Banza Congo. Sempre em frente para a cidade


M'Banza Congo. As Nissan Hardbody invadiram a rua principal

2 comentários:

  1. Este é a minha cidade tenho muita saudades da minha casada de tijolos vermelhos agora vivo num outro lado do mundo muito longe de Angola gostaria de ver nova cidade da minha terra....
    Quero saber umas coisa! província do Zaire são rico porque temos petróleo é muito mais..
    Porque o governo do MPLA não faz nada nesta cidade? nesta terra falta todo não tem nem umas recurso porque? Angola está em construção mais a minha província não tem nada...falta estrada, casa social, lojas parque de divertimentos, hotel,espaço verde, centro comercial.etc..
    vou deixar um apelos pela minha cidade todas pessoas fica muito atentos nas novas lesão.. vocês ainda são muito enganados Angola está em construção mais ai não tem nada continha na mesma só tem aquilo que os português deixarão num século um..

    ResponderEliminar
  2. Eu não gosto de maneira que o governo da MPLA trata a minha província ou nos deixa em paz a nossa
    província ou o povo vamos decidir..
    todo povo estão ver nos vosso olhos o petróleo sai da província ai refinaria está num lobito..
    será que ai na província não tem lugar para meter a refinaria de petróleo o povo do Zaire tens que fazer a mesma coisa com estão fazer em cabinda guerra ou deixa a nossa província em paz. vocês questão na província ainda são fechado abre olhos povo de Zaire..o dinheiro de petróleo tens que ser gasto na província em todos municípios comunas da província ai falta todo precipitadamente as estradas..eu vivo em portugal ando muito sitiado ver a minha terra de natal acabar assim.

    ResponderEliminar